Blog

nome do post Como melhorar a sua qualidade de vida em tempos de pandemia? Escrito por:
Integralização 04 de Junho de 2020

A pandemia trouxe uma série de mudanças para o cotidiano de todos nós. Nossos hábitos de trabalho, entretenimento, aprendizado, comunicação e atividades físicas precisaram ser adaptados à essa nova realidade, o que nem sempre é uma tarefa fácil. De alguma maneira, a nossa qualidade de vida foi afetada, e para muitos, não foi para melhor. 

 

Por vezes nos sentimos frustrados, impacientes e sem energia. Mas convenhamos, ficar tanto tempo assim em casa, realmente não é normal! 

 

Mesmo diante dessas dificuldades - acredite, você não é o único a passar por isso -, é interessante colocar em prática hábitos para manter uma boa saúde física e mental, até porque isso é importante para prevenir a Covid-19 e outras doenças.

 

Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida. Confira!

Dicas para aumentar a sua felicidade

A felicidade pode ser usufruída todos os dias. O que muda de uma pessoa para outra, é a sua frequência e duração. Para desfrutar de mais felicidade na sua vida, considere essas duas dicas a seguir.

Medite!

Pratique a meditação para diminuir o estresse, ansiedade, clarear a mente, presentificar, aliviar dores e aumentar a concentração.  

Se você nunca meditou, comece aos poucos. Cinco minutos diários são suficientes para você inserir a meditação nos seus hábitos. Escolha um lugar silencioso da sua casa, sente-se confortavelmente no chão ou numa cadeira, mantenha o queixo alinhado e comece a respirar lentamente. Esvazie sua mente de pensamentos e esteja presente. Simples assim! 

 

Alguns aplicativos para meditação guiada podem ajudá-lo!

Aprenda algo todos os dias

Aprender não é bom somente para melhorar nosso currículo e alcançar posições profissionais melhores. É uma atividade que transforma nossa maneira de ver o mundo, nos faz amadurecer e ter mais empatia pelos outros.

Seja em artigos de blogs, redes sociais, revistas, jornais ou livros,  aprenda algo todos os dias. Comece com 15 minutinhos e aumente gradativamente.

Encontre um hobby para você

 Se você já não tem um hobby, encontre um para você! Ler, pintar, desenhar, cuidar do jardim, ouvir música, assistir séries, são só alguns exemplos de hobbys que você pode gostar. Tente separar um horário todos os dias para praticá-lo! Vai lhe fazer muito bem!

Práticas diárias para uma boa saúde

É importante ir ao médico ou dentista periodicamente, mas você deve fazer sua parte todos os dias. 

Evite o consumo de alimentos industrializados

Em sua alimentação diária, escolha consumir, preferencialmente, vegetais como saladas, legumes, verduras, carnes e ovos. Ao consumir carboidratos, observe suas cargas glicêmicas e, sempre que possível, deixe de consumir alimentos industrializados.

 Beba muita água!

Nosso amado corpinho é cheio de água! O cérebro, coração e pulmões são compostos por mais de 70% desse líquido precioso! Seu consumo, além de hidratar, ajuda na diminuição do apetite, o que contribui para uma alimentação mais equilibrada.

eba, pelo menos, oito copos de água por dia. Ou para ser um pouco mais exato, beba de 35 a 50 ml de água por kg do seu peso. Estamos falando de água mesmo, ? Não contabilize café, refrigerantes ou bebidas alcoólicas!

Recomponha vitaminas e minerais

Você não precisa ser um atleta de alto nível para recompor suas vitaminas e minerais. Suplementos são um ótimo aliado da nossa saúde no dia a dia, afinal, é muito comum não obter em nossa alimentação diária o que precisamos para o corpo. 

 

Mas isso não significa que você deve deixar de alimentar-se bem e ingerir dezenas de suplementos. Mantenha a melhor alimentação equilibrada possível e, antes de optar por suplementos, procure um profissional para orientá-lo.

Cuide da sua higiene bucal

Vá ao seu dentista ao menos uma vez por ano. Dê preferência a cremes sem flúor e use o fio dental. São hábitos para evitar o aparecimento de cáries e de doenças na gengiva, que se não forem tratadas, podem desenvolver problemas graves.

Vitalidade: essencial para uma boa qualidade de vida

Para ter energia e vitalidade no seu dia, outras práticas para manter sua mente tranquila e fluida devem ser adotadas.

Seja organizado com o seu tempo

É uma tarefa muito desafiadora, ainda mais em tempos de quarentena. Mas as pessoas que conseguem organizar e gerenciar seu tempo, se tornam mais produtivas e desfrutam melhor da vida.

 

Procure definir suas metas diárias de acordo com a urgência. Comece por aí e veja como você vai procrastinar menos e ser mais objetivo. O tempo precisa ser aproveitado com inteligência. Há momentos para trabalhar, descansar e se divertir. Resta definir os horários para essas atividades.

Dormir é preciso

Tente dormir de 7 a 9 horas por noite. Nem todas as pessoas conseguem. Muitas trabalham em horários difíceis, os filhos despertam durante a madrugada, entre outras questões. 

 

Quando dormimos bem, cérebro e corpo recarregam e nossa mente se organiza. A memória e longevidade melhoram. Sem dormir bem, o humor oscila, sentimos cansaço físico e mental mais rápido e não conseguimos executar bem as tarefas do dia. Portanto, tente ter 7 pelo menos horinhas de sono!

Exercite-se!

Mesmo permanecendo sempre em casa, procure exercitar-se todos os dias. Há muitas atividades que podem ser feitas em espaços reduzidos. O importante é movimentar o corpo e queimar calorias.

 

E para você que está super atarefado em casa, saiba que apenas 20 minutos de atividade física moderada por dia já são trazem bons benefícios à sua saúde! Mas antes de começar, não deixe de procurar um profissional da educação física para orientá-lo. São muitos os motivos para você ter um treinador!

 

Gostou das dicas? Tente praticá-las para ter uma qualidade de vida melhor! Respeite seu corpo e vá aos poucos! Bons hábitos não se constroem de uma hora para outra.

 

Para mais dicas e conteúdos sobre bem-estar e saúde, acompanhe o blog da Seja Integral!

Compartilhe:
Comentários